A importância de cada etapa de um processo cirúrgico


Praticamente todos os processos de nossas vidas são formados por etapas: a preparação, o evento principal e a manutenção. Com a cirurgia plástica, acontece da mesma forma, havendo os períodos pré-operatório a cirurgia e o pós-operatório. Os próprios pacientes são capazes de contribuir para o sucesso de uma cirurgia valorizando igualmente todas as etapas desse processo.

O período pré-operatório é valorizado a partir da manutenção de uma saúde equilibrada, pela realização dos exames propostos e prevenção de potenciais fatores de risco de complicações, por exemplo, a suspensão prévia de medicamentos quando necessária.
Para a cirurgia em si, os pacientes devem escolher criteriosamente seu médico, observando sua formação, indicações de outros pacientes, a empatia e a segurança no momento da primeira consulta. Um cirurgião recomendável deve ter cumprido um programa regular de residência médica em cirurgia plástica e /ou ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirugiaplastica.org.br).
No período pós-operatório, os pacientes devem cumprir rigorosamente as recomendações médicas, evitando os excessos, mantendo o repouso necessário e aderindo regularmente a um programa de reabilitação quando indicado (por exemplo, drenagens linfáticas).

Portanto, a escolha de um bom cirugião é apenas uma das importantes etapas no processo de uma cirurgia plástica bem-sucedida, cabendo aos pacientes dedicar grande importância às frases de pré e pós-operatório para que o resultado final não fique comprometido.
TIRE SUAS DÚVIDAS
Existe uma idade ideal para operar as pálpebras?
Não. Mesmo pacientes jovens podem apresentar características hereditárias de flacidez cutânea palpebral e bolsas de gordura nas pálpebras, beneficiando-se dessa forma, de uma blefaroplastia (cirurgia estética palpebral).
Como ficarão as cicatrizes após a cirurgia de lifting facial? Elas desaparecem?
Em geral, as cicatrizes resultantes de liftings faciais são de ótima qualidade e são posicionadas em locais pouco visíveis. Elas não chegam a desaparecer completamente, mas, com o passar do tempo, elas ficam cada vez menos perceptíveis.
Tenho muita vontade de fazer uma lipospiração, mas também tenho muito receio. Gostaria de saber qual o risco de complicações que essa cirurgia pode acarretar?
As complicações cirúrgicas podem acarretar em qualquer tipo de cirurgia. A lipospiração tem suas potenciais complicações bem conhecidas e, dessa forma, podem ser evitadas. Se houver uma boa escolha do cirurgião, uma avaliação pré-operatória adequada, uma técnica cirúrgica apurada e uma rigorosa recuperação pós-operatória, tais complicações serão mínimas.

( Autor: Dr.Jorge Cambraia )
Dr.Jorge Cambraia –CRM 7561(Cirurgia Plástica e Medicina Estética)
publicada em: 29/09/2010 - 21h56m

Sobre o Autor:

Dr. Jorge Cambraia, Cirurgião Plástico, especialista em cirurgia geral e reconstrução mamária, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, atende em seu consultório localizado no Pátio Dom Luís.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.