Conheça mais sobre Exames de Rotina


Geralmente quando vamos ao médico recebemos guias para exames laboratoriais diversos com siglas que chegam até a assustar, mas muitos não passam de procedimentos simples. Esses exames servem para complementar o diagnóstico do médico promovendo uma visão mais ampla sobre cada sintoma. Vamos conhecê-los.

Ecocardiograma

É a análise da anatomia cardíaca e detecção de possíveis anomalias sanguíneas dentro dos vasos e artérias, como coágulos, por exemplo. Preparo: não precisa. Quem solicita: cardiologista, clínico geral, entre outros.

Eletrocardiograma (ECG)

É a análise dos batimentos cardíacos e detecção de possíveis anomalias, como arritmia cardíaca, por exemplo. Preparo: não precisa. Quem solicita: cardiologista, clínico geral, entre outros.

Eletroencefalograma (EEG)*

Avaliação da atividade elétrica do cérebro e diagnóstico de suspeitas neurológicas, como epilepsia, por exemplo. Preparo: evitar o consumo de bebidas que contenham cafeína, como café, chá e refrigerante, por até 8 horas antes do exame. Manter o cabelo limpo e seco para permitir melhor fixação dos eletrodos. Quem solicita: neurologista, entre outros.

Endoscopia

Detecção precoce de possíveis anormalidades no sistema gastroinstestinal. Preparo: jejum de 8 horas. Em alguns casos, recomenda-se interromper o uso de certos medicamentos, como anti-inflamatórios e anticoagulantes, entre outros. Quem solicita: gastroenterologista, clínico geral, entre outros.

Exame de Papanicolau

Detecção precoce de câncer de útero e infecções pelo vírus HPV. Preparo: não precisa. Apenas evite o uso de creme vaginal. Quem solicita: ginecologista, clínico geral, entre outros.

Exame de PSA

Detecção precoce do câncer de próstata. Preparo: jejum mínimo de 4 horas, abstinência sexual de 48 horas e não praticar exercícios físicos, como andar de bicicleta, antes do horário da coleta. Quem solicita: urologista, proctologista, clínico geral, entre outros.

Fezes

Pesquisa de parasitoses intestinais. Sangue nas fezes pode indicar câncer no intestino. Preparo: coletar o material em recipiente limpo e seco, evitar a contaminação com urina, água ou outro elemento, e não usar purgativo. Em caso de prisão de ventre, usar supositório de glicerina. Não é preciso fazer jejum. Quem solicita: clínico geral, gastroenterologista, entre outros.

Hemograma completo

Detecção de possíveis anormalidades nas células sanguíneas, como anemia, infecções, leucemias ou deficiência de plaquetas. Preparo: não é necessário fazer jejum. É recomendável apenas evitar dieta rica em gorduras e exercício físico intenso. Quem solicita: endocrinologista, cardiologista, clínico geral, entre outros.

Mamografia

Detecção precoce de câncer de mama. Preparo: não usar desodorante ou creme no corpo no dia do exame. Quem solicita: ginecologista, mastologista, entre outros.

Radiografia

Pesquisa de tumores ou infecções como pneumonia e tuberculose no caso de uma radiografia de pulmão, por exemplo. Preparo: não precisa. Deve-se apenas retirar joias e avisar se está grávida. Quem solicita: ortopedista, pneumologista, clínico geral, entre outros.

Ressonância Magnética*

Avaliação de estudos neurológicos, músculos-esqueléticos e de mama. Preparo: não precisa. Portadores de marca-passos não devem ser submetidos a exames de ressonância magnética. Quem solicita: neurologista, ginecologista, oncologista, entre outros.

Sangue

Detecção precoce de disfunções hormonais, doenças infecciosas ou distúrbios no sistema imunológico. Se não apresentar problemas, deve ser repetido anualmente. Preparo: não é necessário jejum. Informe ao seu médico se você estiver no período menstrual. Quem solicita: endocrinologista, cardiologista, clínico geral, entre outros.

Tomografia computadorizada*

Detecção de doenças ósseas e pulmonares. Preparo: com sedação ou contraste, jejum de 4 a 6 horas antes do exame. Retirar joias e próteses. Quem solicita: pneumologista, ortopedista, clínico geral.

Ultrassonografia

Detecção de anomalias nos órgãos internos, como cistos e tumores, especialmente no fígado e rins. Durante a gravidez, examina o útero, a placenta e o feto. Preparo: na maioria das vezes, não precisa de preparo. Mas em alguns casos, recomenda-se, na véspera do exame, não fumar, não ingerir bebida alcoólica ou consumir doces, refrigerantes e frituras. No dia do exame, fazer jejum e tomar 4 a 5 copos de água antes de sair de casa e não urinar até a hora do exame. Na ultrassonografia transvaginal, a paciente não deve estar menstruada. Quem solicita: urologista, nefrologista, ginecologista.

Urina

Detecção precoce de infecção urinária, diagnóstico de doenças renais, monitoramento de diabetes e confirmação de gravidez. Altos índices de glicose e proteína podem ser sinal de diabetes. Preparo: coleta da primeira urina da manhã ou após a retenção da urina quatro horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato e a porção final. Manter a urina sob refrigeração até levá-la ao laboratório. Quem solicita: endocrinologista, clínico geral, entre outros.

(*) Não são considerados exames de rotina. Fontes: Laboratório Sérgio Franco e Laboratório Richet. http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/89/o-que-indica-cada-laboratorial-eles-sao-complementares-ou-182849-1.asp
Crédito Fotografia: http://nickmartins.com.br/atualidades/?tag=novos-exames

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.