Fila de transplantes: os menores primeiro


Desde que o Ministério da Saúde divulgou o novo regulamento do Sistema Nacional de Transplantes, que – entre outras coisas – prioriza pessoas com menos de 18 anos para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária, muito se polemizou sobre o assunto.

A prioridade aos menores destacou-se nas discussões, mas a medida tem vários outros alcances, cada vez mais necessários devido a escassez de órgãos doados – principalemtne órgãos “plenamente saudáveis”. Assim, de acordo com as novas regras, o doador com uma determinada doença transmissível pode salvar a vida de um paciente portador da mesma doença. Isso amplia o número de doadores potenciais.

Outra alteração foi em relação aos transplantes em vida: antes era preciso autorização judicial; agora, uma comissão de ética formada no próprio hospital pode autorizar o transplante.

Além disso, a lista de espera terá um novo sistema informatizado e publicado on-line, tornando-se mais transparente e possibilitando que os pacientes consultem sua colocação através de um site, que deve entrar no ar até o fim do ano.

Estas normas deverão vigorar a partir de 1º de novembro.

Enquanto isso, nós, da Pesquisamed, gostaríamos muito de saber a sua opinião sobre o assunto. Seja você da área médica ou não, coloque seu ponto de vista. Participe da nossa enquete sobre a questão da prioridade aos menores na fila de transplante (no ar até dia 11/11/09) ou deixe seu comentário aqui.

1 comentários:

30 de outubro de 2009 às 16:00 Anônimo disse...

Acho fundamental essa publicação online da lista de espera para transplantes. Tomara que realmente funcione.
(Clara)

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.